NOTÍCIAS 2021

Colaboradores do Grupo de Trabalho em Gestão do Conhecimento do LAPOC/CNEN tiveram publicado artigo intitulado “Gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras: revisão e bibliometria de obras no período de 2008 a 2017”, no volume 72, número 02, na Revista do Serviço Público (RSP) editada pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap.

A RSP, fundada em 1937, é o periódico brasileiro mais antigo em circulação com foco em temas da Administração Pública, tendo como um de seus objetivos a disseminação de conceitos, metodologias e boas práticas no âmbito da esfera pública.

O artigo em questão foi assinado pelos colaboradores que à época de sua redação compuseram o Grupo de Trabalho em Gestão do Conhecimento do LAPOC/CNEN: Ricardo Alfenas; Carlos Soares; Danila Dias; Vívian Araújo e Daniela Silva. A publicação abordou o tema da gestão do conhecimento, através de uma investigação exploratória e descritiva, com análises qualitativas e quantitativas.

A publicação realizou uma revisão bibliográfica do estado da arte da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Brasileira entre os anos de 2008 e 2017. Segundo declaração conjunta dos integrantes do Grupo de Trabalho, “À época de sua redação, o artigo objetivou explorar a temática na busca por conhecimentos e métodos de trabalhos que pudessem auxiliar nas práticas de Gestão do Conhecimento conduzidas no LAPOC/CNEN. De fato, algumas ações conduzidas atualmente foram descobertas a partir desse estudo”.

De acordo com Carlos Soares, Chefe da Seção Administrativa e integrante do Grupo de Trabalho de Gestão do Conhecimento do LAPOC/CNEN, é gratificante fazer parte de um grupo que gera resultado positivo para a administração pública brasileira. “O mais prazeroso é fazer parte de uma equipe engajada com as melhores práticas e disponibilidade para o fazer melhor pelo Estado brasileiro” explica, Carlos Soares.

Clique aqui para visualizar o artigo e obter mais informações.