NOTÍCIAS 2021

Aconteceu na semana de 18 a 22 de outubro no Laboratório de Poços de Caldas - LAPOC um workshop sobre “Inspeção de Instalações Nucleares e Mínero-industriais”. As palestras foram realizadas pela Seção Técnica do LAPOC em formato virtual.

 

O encontro teve por objetivo o compartilhamento de conhecimentos e informações adquiridas pelo quadro de servidores da Seção Técnica do LAPOC, por meio de inspeções regulatórias, avaliação de documentação e elaboração de relatórios de inspeção e pareceres técnicos. Além disso, no final do workshop, foram levantadas ações para continuidade do trabalho de melhoria da qualidade do trabalho realizado e compartilhamento de conhecimento desenvolvido.

 

O evento teve início com a discussão do Manual de Inspeção de Instalações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, que foi apresentado pela Chefe da Seção Técnica do LAPOC, Daniela Rey Silva. Na ocasião, Daniela Rey Silva demonstrou a atuação da CNEN nas atividades de fiscalização executadas pela Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS). Em seguida, comentou o programa de fiscalização e esclareceu como ocorre a atuação da instituição nesse processo fiscalizatório.

 

No segundo dia do workshop, 19 de outubro, foram apresentadas três palestras. A primeira discutiu a “Inspeções da Unidade em Descomissionamento em Caldas (UDC)”, na oportunidade, o servidor Alexandre Pereira de Oliveira comentou sobre a importância do seu trabalho para os servidores do LAPOC. Em seguida, o servidor Nivaldo Carlos da Silva, debateu a respeito das “Inspeções em Naturally Occurring Radioactive Material – NORM de Petróleo”, cuja sigla em português significa materiais radioativos de ocorrência natural. Para finalizar o encontro dessa terça-feira, Heber Luiz Caponi Alberti, expôs a temática, “Experiência sobre inspeções em instalações Mínero-industriais – Proteção Radiológica”. Na explicação, o servidor demostrou a relevância dos estudos do relevo, da geologia e das bacias hidrográficas.

 

No terceiro dia do evento, o Coordenador do LAPOC, Antônio Luiz Quinelato, iniciou a discussão com o tema “Inspeções em Instalações mínero-industriais que processam matérias em urânio e/ou tório associados”, na oportunidade, foram apresentadas todas as etapas do processo de inspeção, assim como demonstrado o seu conhecimento sobre a ciência nuclear brasileira. Logo em seguida o servidor, Henrique Takuji Fukuma, enriqueceu o debate com a palestra “Inspeções da URA no âmbito do processo operacional”, na explicação foram expostas as características das instalações inspecionadas, bem como os aspectos da preparação, estrutura e dinâmica da inspeção. Por fim, servidor mencionou quais são as dificuldades encontradas durante o processo e destacou as oportunidades de melhorias. José Flávio Macacini apresentou a última palestra do terceiro dia do encontro, na circunstância o Doutor em Ciências em Energia Nuclear na Agricultura e Meio Ambiente do LAPOC, demonstrou experiência e conhecimento a respeito do tópico “Proteção radiológica ocupacional em instalações mínero-industriais”.

 

Na quinta-feira, o dia teve início com o palestrante Rodrigo Leandro Bonifácio, que deu ênfase ao processo de auditoria. Ainda na sua apresentação com o tema “Auditorias da Qualidade” foram retratados os princípios da auditoria, além disso o servidor demonstrou como funciona o relatório de auditoria. Marcos Trevisan Vasconcellos encerrou a segunda e última exposição da quinta-feira, discorrendo sobre o assunto “Auditoria de Sistemas de Qualidade de Gestão da Qualidade em Laboratórios de Ensaios”. Na ocasião, foi apresentado como funciona a auditoria nos laboratórios de ensaios associados a instalações nucleares.

 

Na sexta-feira, encerrou-se o evento de grande valia para os profissionais do Laboratório de Poços de Caldas, nesta data as apresentações da semana foram sumarizadas pela Daniela Rey Silva, e pontos importantes para a continuidade das discussões foram elencados por todos os participantes.