SEÇÃO TÉCNICA > SETORES > SETOR DE QUÍMICA ANALÍTICA

SEÇÃO TÉCNICA - Setor de Química Analítica

Descritivo do Setor

O Setor de Química Analítica tem como finalidade cumprir os programas de análises químicas de minérios estratégicos sujeitos ao controle da CNEN, prestando apoio analítico às atividades de licenciamento, fiscalização e descomissionamento de instalações nucleares. Desenvolve metodologias de análises químicas pertinentes à área nuclear e realiza amostragens para fins de fiscalização. Está capacitado para determinação qualitativa e quantitativa de compostos inorgânicos em diversas matrizes, tais como minérios, águas, efluentes, sedimentos, solos, ligas metálicas e sais minerais. Aliando uma equipe altamente qualificada, uma instrumentação moderna e experiência em métodos clássicos (volumetria e gravimetria), é possível determinar elementos nas matrizes citadas desde o nível de ultra-traços até concentrações próximas a 100%. Dentre as técnicas de análise disponíveis, destacam-se: espectrometria por fluorescência de raios-X, ICP-OES (Espectrometria de Emissão Plasma), Espectrometria de Absorção Atômica, ICP-MS (Espectrometria de Massa por Plasma) e Analisador Dedicado de Mercúrio. O Laboratório participa de programas interlaboratoriais junto a organismos nacionais e internacionais. O Setor de Química Analítica envidou esforços durante o ano de 2014 no sentido de implementar metodologias para determinação de alguns radionuclídeos detectáveis por espectrometria de massa.

Missão

O setor realiza com qualidade atestada análises químicas e desenvolve atividades relacionadas à pesquisa em apoio ao trabalho dos outros setores do LAPOC, outras unidades da CNEN e instituições interessadas. Além disso, o setor contribui de forma significativa na formação de novos profissionais em âmbito regional.

Visão

Tornar-se laboratório de referência em análises químicas de compostos inorgânicos, de urânio e de tório, desenvolvendo suas atividades com qualidade acreditada e com competência reconhecida.

Projetos e Atividades

PROJETO: Acreditação de ensaios químicos na norma ISO 17025

Este projeto objetiva estabelecer um sistema de qualidade LAPOC visando sua acreditação conforme norma ISO/IEC 17025, junto a organismo certificador credenciado, de determinações químicas e radiométricas, em amostras ambientais.

PROJETO: Implementação e desenvolvimento de metodologias de análise com ICP-MS

Este projeto engloba a instalação e comissionamento  de espectrômetro de ICP-MS com total funcionalidade (módulos DRC e KED), além do desenvolvimento e implementação em rotina de métodos de análise empregando  o referido equipamento.

PROJETO: Ativo Isotópico Eletronuclear-IPEN/LAPOC

Pesquisa e desenvolvimento de metodologias inovadoras para determinação da composição isotópica de rejeitos radioativos de baixo e médio nível de radiação, gerados em Centrais Nucleoelétricas.

PROJETO: Instalação e comissionamento de ICP-OES

Este projeto engloba a instalação e comissionamento de espectrômetro de ICP-OES com total funcionalidade.

ATIVIDADE: Suporte analítico para fiscalizações em instalações mínero-industriais, inspeção residente da INB-Caldas e fiscalização alfandegária de produtos controlados pela CNEN

Prestar suporte analítico para determinação de urânio, tório e compostos inorgânicos em amostras oriundas de fiscalização em instalações mínero-industriais.

ATIVIDADE: Consultoria informal na área química para as equipes do LAPOC

Contribuir com outros setores na solução de demandas que requerem conhecimento de fundamentos técnicos relacionados à Química.

 ATIVIDADE: Suporte analítico para projetos técnico-científicos desenvolvidos no LAPOC,  em outras unidades da CNEN e em outros órgãos públicos 

Prestar suporte analítico para determinação de urânio, tório e compostos inorgânicos em amostras oriundas de projetos de pesquisa.

ATIVIDADE: Análises de efluentes líquidos e sólidos para controle ambiental das atividades do LAPOC

Prestar suporte analítico para determinação de urânio, tório e compostos inorgânicos em amostras de controle ambiental do LAPOC.

ATIVIDADE: Orientação e treinamento de bolsistas

Selecionar, orientar e acompanhar o desenvolvimento de atividades técnico-científicas realizadas por estudantes de nível superior. Fornecer um modelo de referência para atuação profissional (técnica e comportamental) visando a formação de futuros profissionais da área analítica.

SEÇÃO TÉCNICA

SEÇÃO ADMINISTRATIVA

CENTRAIS DE CONTEÚDO

LAPOC