SEÇÃO TÉCNICA > SETORES > SETOR DE PROCESSOS QUÍMICOS

SEÇÃO TÉCNICA - Setor de Processos Químicos

Descritivo do Setor

O Setor de Processos Químicos vem atuando na pesquisa e desenvolvimento de processos com os seguintes objetivos: Recuperação de valores agregados de interesse nuclear de minérios, rejeitos sólidos e líquidos; Descontaminação de espécies radioativas de rejeitos sólidos e líquidos; Levantamento de dados de processo para subsídios técnicos às ações reguladoras da CNEN; Avaliação de rotas alternativas de processo para minimização de geração de rejeitos radioativos sólidos e líquidos.

Missão

Aplicar a expertise adquirida para apoiar as atividades regulatórias da CNEN na avaliação e no estudo de processos químicos envolvendo minérios nucleares e radioativos. Além disso, desenvolver pesquisas que contribuam para a ampliação do conhecimento científico na área e na formação de novos profissionais.

Visão

Ser reconhecido pelo trabalho realizado, reforçando a posição do LAPOC como referência em processos químicos e hidrometalúrgicos na CNEN. Além disso, desenvolver trabalhos específicos voltados à retenção do conhecimento que representa o diferencial da equipe.

Projetos e Atividades

PROJETO: Recuperação de urânio e terras-raras do resíduo de tratamento de águas ácidas da INB-Caldas

O projeto visa a recuperação de urânio (0,25% U3O8) e de terras raras  (2,5% TR2O3) contidos no DUCA, através de processo hidrometalúrgico, envolvendo etapas de lixiviação, extração por solvente e precipitação.

PROJETO: Recuperação de urânio e tório da torianita do Amapá

O projeto visa a recuperação de urânio (10% U3O8), tório (80% ThO2) e chumbo (10% PbO) contidos na torianita do Amapá através de processo hidrometalúrgico para obter concentrados de tório e urânio, visando contribuir para o desenvolvimento de combustíveis alternativos para uso em reatores nucleares de geração de energia elétrica.

PROJETO: Avaliação radiométrica do tratamento de água no município de Poços de Caldas

O trabalho é um importante estudo da qualidade química e radiométrica da água (e do lodo do tratamento) cuja captação é realizada na bacia hidrográfica localizada no Planalto de Poços de Caldas, caracterizada pela radioatividade natural associada às rochas vulcânicas.

PROJETO: Recuperação de urânio de rejeitos de processamento metalúrgico de minérios de cassiterita e columbita

O projeto visa avaliar a recuperação de urânio contidos nos rejeitos do processamento metalúrgico de cassiterita e columbita através de processo hidrometalúrgico para obter concentrados de urânio para viabilizar o seu aproveitamento e reduzir a radioatividade nestes materiais.

PROJETO: Construção de depósito provisório de rejeitos e materiais radioativos

O depósito de armazenamento de material radioativo é destinado para deposição provisória de fontes radioativas advindas da região, materiais contendo urânio e de minérios radioativos diversos.

PROJETO: Biolixiviação de minérios de urânio

Avaliação da aplicabilidade de técnicas de biolixiviação em minérios de urânio (Caldas e Caetité).

PROJETO: Avaliação de impacto radiológico pelo uso do ácido fosfórico produzido em Santa Quitéria

Avaliação de estudos visando determinar: (i) Determinação de fatores de transferência solo/planta para vegetais de valor econômico mais produzido nas regiões norte e nordeste, que por questão de logística os fertilizantes (TSP e MAP) deverão ser consumidos preferencialmente nestas regiões. (ii) Mobilidade dos radioisótopos de tório no subsolo. (iii) Uso de fosfato bicálcico (DCP), produzido com o ácido fosfórico de Santa Quitéria, na nutrição animal. 

ATIVIDADE: Inspeções em instalações mínero-industriais que processam materiais contendo urânio e/ou tório associados

Atuar nas inspeções em instalações mínero-industriais avaliando os processos químicos e metalúrgicos visando a distribuição de radionuclídeos naturais e classificação da instalação. Além de propiciar a avaliação preliminar para as áreas de gerenciamento de rejeito, proteção ocupacional e ambiental.

ATIVIDADE: Licenciamento, fiscalização e descomissionamento de instalações nucleares

Atuar nas inspeções em instalações nucleares e elaborar pareceres técnicos de documentos avaliando os processos químicos quanto aos aspectos de segurança radiológica subsidiando as áreas de gerenciamento de rejeito, proteção ocupacional e ambiental.

ATIVIDADE: Tratamento de efluentes líquidos do LAPOC

A atividade visa o tratamento de efluentes líquidos gerados nos laboratórios do LAPOC, o qual é executado de modo a garantir o descarte de efluentes tratados dentro das especificações de lançamento.

ATIVIDADE: Preparação de amostras sólidas para outros setores do LAPOC

Preparação de amostras sólidas envolvendo as operações de secagem, britagem, homogeneização, moagem, identificação e embalagem, para todos os setores da área técnica.

ATIVIDADE: Participação em grupos para elaboração de normas da CNEN

Participação como membro da comissão de estudos na elaboração e revisão de normas técnicas.

ATIVIDADE: Elaboração de provas e participação em bancas de certificação de supervisores de radioproteção

Participação na elaboração e correção de provas para certificação da qualificação de supervisor de radioproteção nas áreas de mineração e beneficiamento de urânio e tório e mínero-industriais que processam materiais contendo urânio e/ou tório associados.

SEÇÃO TÉCNICA

SEÇÃO ADMINISTRATIVA

CENTRAIS DE CONTEÚDO

LAPOC