SEÇÃO TÉCNICA > SETORES > SETOR DE RADIOECOLOGIA

SEÇÃO TÉCNICA - Setor de Radioecologia

Descritivo do Setor

Setor de Radioecologia tem por finalidade desenvolver pesquisas científicas, a fim de aplicar os conhecimentos gerados em ações de licenciamento, monitoração ambiental e fiscalização. Nesse contexto são desenvolvidos estudos que envolvem a implantação de técnicas com uso de radiotraçadores, de espécies químicas estáveis radioativas, de bioensaios para estudos de biointemperismo, de biogeoquímica ambiental, de efeitos ecotoxicológicos de efluentes radioativos, e dos efeitos das radiações ionizantes sobre a biota. Atua em estudos e na formação de pessoal envolvendo bacias de drenagem sob influência de instalações nucleares e radiativas, incluindo análises de matrizes de água, sedimento, solo, efluentes, minérios e rejeitos de interesse nuclear. Também desenvolve pesquisa científica na área de aplicação de técnicas nucleares na agricultura. Para tanto utiliza métodos de microscopia de epi-fluorescência, espectrofotometria, realiza testes de biosorção, testes ecotoxicológicos, testes de mutagenicidade com plantas de Tradescantia, análises de nutrientes (nitrogênio total, nitrato, nitrito, amônio, fosfato total dissolvido, fosfato inorgânico, fosfato total e silicato) análises biológicas de potabilidade de água, análises microbiológicas para organismos patogênicos e ambientais.

Missão

Realizar estudos na área de radioecologia utilizando bioindicadores como complemento aos estudos de campo em ambientes sob influência de instalações nucleares e radiativas, para determinar efeitos de estressores múltiplos (espécies químicas estáveis e radioativas) sobre a estrutura e funcionamento de ecossistemas, promovendo subsídios para melhorar a proteção radiológica ambiental.

Visão

Tornar-se referência especializada em estudos radioecológicos, incluindo as grandezas dosimétricas. Ser reconhecido pela importância dos trabalhos desenvolvidos e pela contribuição na formação de novos profissionais ligados a área nuclear.

Projetos e Atividades

 PROJETO: Avaliação ecotoxicológica de Efluentes Radioativos da Unidade de Tratamento de Minério das Indústrias Nucleares do Brasil (UTM/INB) e de suas Bacias de Drenagem, com ênfase na toxicidade de metais para organismos planctônicos 

O presente projeto tem como objetivo avaliar a toxicidade de amostras de água provenientes da UTM/INB e de suas bacias de drenagem e de metais (estáveis e radioativos), quantificados em concentrações acima dos limites recomendados pelas legislações vigentes para organismos planctônicos. Nesse sentido, a aplicação dos testes de ecotoxicidade, contribuirá para o conhecimento dos possíveis impactos das atividades de mineração e beneficiamento de urânio sobre a biota aquática de ecossistemas tropicais.

 PROJETO: Estudo de rede trófica microbiana (Protozooplâncton e Bacterioplâncton) e aspectos limnoquímicos em lago ácido de mina de urânio (cava da mina Osamu Utsumi), no reservatório das Antas e no reservatório Bortolan, sob influência de efluentes da Unidade de Tratamento de Minérios, Caldas, M.G. 

O presente estudo foi realizado a fim de avaliar a possível influência dos efluentes líquidos da UTM/NB sobre a rede trófica microbiana, juntamente com os aspectos limnológicos de reservatórios da Sub-Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Antas, ou seja, reservatório das Antas e Bortolan. Os resultados gerados neste estudo poderão contribuir com as necessidades de informação para ações de gerenciamento sustentável dos usos dos recursos hídricos, fornecendo informações para ações de remediação de áreas degradadas da UTM/INB.

 PROJETO: Avaliação de Características de Qualidade e Propriedades Funcionais da Carne Mecanicamente Separada de Frango Tratada com diferentes Doses de Radiação Ionizante e uso de Antioxidantes 

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes taxas de dose de radiação ionizante sobre a produção de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico, a cor, as características microbiológicas e sensoriais da carne mecanicamente separada de frango, adicionada ou não de antioxidantes, ao longo do armazenamento refrigerado, bem como a avaliação das propriedades funcionais.

 PROJETO: Utilização de Técnica “Fluorescent in Situ Hybridization” para detecção do domínio Bacteria em amostras de água da Unidade de Tratamento de Minérios – Caldas/MG (PARTE 1) 

Utilização de Técnica “Fluorescent in Situ Hybridization” para detecção do domínio Bacteria em amostras de água da Unidade de Tratamento de Minérios – Caldas/MG.

ATIVIDADE: Analises microbiológicas e determinações de nitrogênio total

Realização de análises microbiológicas de potabilidade da água consumida no LAPOC, bem como do sistema de tratamento de esgoto do LAPOC

ATIVIDADE: Analises microbiológicas de bactérias oxidantes e redutoras de enxôfre

Realização de análises microbiológicas e químicas (nutrientes) referentes  ao projeto: “Estudo hidrológico e isotópico da qualidade das águas sob influência da mina Osamu Utsumi” - Tese de Doutorado do Heber Luiz Caponi Alberti.

SEÇÃO TÉCNICA

SEÇÃO ADMINISTRATIVA

CENTRAIS DE CONTEÚDO

LAPOC