NOTÍCIAS 2021

Conhecido pelo símbolo Rn, é um elemento da tabela periódica, da família dos gases nobres, e descoberto no ano de 1900. É um gás sem cor, cheiro ou gosto, e de natureza radioativa. A radiação simplesmente faz parte da vida na terra, presente de forma natural (como o sol) ou artificialmente (como um exame de raio-x).

Temos que estar atentos a um tipo particular de radiação a IONIZANTE, já que ela interage com nosso organismo em nível celular, podendo afetar nossa saúde negativamente!

O radônio é uma fonte de radiação ionizante. Presente em toda a crosta terrestre, ele está associado a diversos tipos de minerais e rochas. Já deu pra entender então que o radônio vem do solo, se ele chegar até o interior de construções, pode se concentrar em espaços fechados!

Mas, por que se importar com ele? Este gás é estudado há anos e sua inalação crônica é associada a risco de câncer de pulmão. Assim, organizações internacionais ligadas à saúde humana e aos estudos das radiações ionizantes recomendam o controle do radônio em ambientes fechados, para diminuir nossa exposição e ele! É importante também estudar os fatores que afetam sua presença ambientes de convívio, como os geológicos e ambientais.

O Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC) investiga esse tema importante de saúde pública desenvolvendo técnicas e estudos de medição de radônio no interior de residências, creches e no solo. Estas iniciativas estão relacionadas à missão, visão e objetivo do LAPOC, já que estes projetos geram informação e conhecimento para a sociedade civil regional e comunidade científica.

SEÇÃO TÉCNICA

SEÇÃO ADMINISTRATIVA

CENTRAIS DE CONTEÚDO

LAPOC