WiN Brasil - Mulheres do Setor Nuclear

O QUE É

WiN Brasíl é o capítulo nacional da Organização Global de Mulheres do Setor Nuclear (WiN-Global).

O WiN Brasil é centrado especialmente nas mulheres que trabalham nos diversos campos das aplicações da energia nuclear e das radiações para fins pacíficos.

MISSÃO

Promover a comunicação com o público, para uma compreensão mais ampla sobre a energia nuclear; reproduzir informações autorizadas e abrir caminho para a expansão do uso pacífico da energia nuclear no Brasil.

OBJETIVOS

Assim como a WiN Global, o WiN Brasil tem por objetivo:

  • Promover um fórum para o intercâmbio de informações e conscientização sobre os benefícios das aplicações nucleares e de radiação, bem como as medidas de segurança que garantem a proteção do público e do meio ambiente, para uma melhor qualidade de vida;

  • Desenvolver uma proposta educativa de diálogo com o público em geral, com a intenção de conscientizá-lo sobre o contributo de tecnologias nucleares, tanto para o indivíduo quanto para o conjunto da sociedade;

  • Contribuir para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre membros do capítulo;

  • Despertar, especialmente entre mulheres e jovens, o interesse pelos ramos do saber científico, especialmente a engenharia nuclear e as profissões relacionadas à energia nuclear;

  • Promover encontros regulares para troca de ideias, informações e experiências entre membros e entre capítulos WiN;

  • Criar pontes entre os membros WiN no espírito da igualdade;

  • Apoiar/promover um ambiente, em energia nuclear e tecnologias nucleares, que propicie a mulheres e homens divulgarem seu desenvolvimento profissional;

  • Compartilhar experiência e conhecimentos;

  • Fornecer informações à sociedade sobre os usos da energia nuclear e das tecnologias nucleares.

WiN Global

Fundada em 1993, a Women in Nuclear Gloabl (WiN Global) é uma organização global que reúne e incentiva as mulheres que trabalha na área nuclear.

Tem como objetivo promover a compreensão e a conscientização pública sobre os benefícios das aplicações nucleares e de radiação, através de uma série de redes ativas, nacionais, regionais e internacionais.

A WiN Global possui capítulos com suas próprias redes WiN locais.

A WiN Global é uma organização sem fins lucrativos, atualmente com cerca de 5.658 membros, incluindo membros de capítulos e indivíduos de 111 países, com crescimento a cada dia. A adesão inclui mulheres que trabalham nas indústrias nucleares, na área da saúde, nas instituições reguladoras, na indústria e em pesquisa e desenvolvimento. Os membros têm um compromisso comum de fornecer informações e se comunicar com o público.

A WiN Global está aberta a qualquer candidato envolvido na promoção de atividades nucleares, que se comprometa a aderir aos objetivos da Organização, por isso os homens são muito bem vindos a participar.

Atualmente, a WiN Global realiza um congresso internacional, e muitos capítulos organizam adicionalmente suas próprias reuniões locais. Também é publicado um boletim trimestral, o WiNFO, enviado a todos os membros, e que fornece uma ótima visão sobre as atividades das mulheres em energia nuclear em todo o mundo.

COMO PARTICIPAR

Para fazer parte desta rede global, a(o) interessada(o) deve inscrever-se primeiramente no site internacional e posteriormente enviar um e-mail ao capítulo nacional, com os seguintes dados: nome completo, instituição e telefone.

Endereço do site internacional: www.win-global.org/join

E-mail do capítulo nacional: womeninnuclearbr@gmail.com

Fonte: folder de divulgação do WiN Brasil

SEÇÃO TÉCNICA

SEÇÃO ADMINISTRATIVA

CENTRAIS DE CONTEÚDO

LAPOC